quarta-feira, 13 de maio de 2009

CAMINHADA

Nem caminhar nem correr. Apertar o passo é a melhor maneira de perder calorias, ganhar fôlego e deixar as pernas fortes. Especialistas garantem que andando em ritmo acelerado você consegue resultados mais rápidos do que caminhando normalmente. E que o exercício pode ser tão eficiente como uma corrida -- com a vantagem de o risco de lesão ser mais baixo porque o impacto é menor. Veja como essa atividade aeróbica pode ajudar você a perder peso.

Não dá para começar com pique de maratonista. Cada um deve respeitar o seu limite e não cometer exageros. Caso contrário, pode se machucar. O melhor a fazer é acelerar o passo aos poucos, dentro das suas limitações. Na "power caminhada", você deve andar a uma velocidade média de 6 a 8 km/h.

Para andar a 6 km/h - você tem que percorrer 1 km em 10 minutos.
Para andar a 8 km/h - você tem que percorrer 1 km em 7 minutos.
Na hora do exercício, é muito importante calcular a freqüência cardíaca (para não ter problemas de saúde e a atividade fazer efeito). Na power caminhada, você precisa andar a 85% da sua freqüência cardíaca máxima (FCM).

Durante o exercício, se você não tiver um relógio do tipo Polar, é fácil controlar a freqüência cardíaca. Verifique sua pulsação (no pescoço ou no pulso) durante 10 segundos e multiplique o número de batimentos por 6. O resultado tem que ficar próximo ao que você acabou de calcular (se estiver um pouquinho abaixo ou acima não tem problema).

Fique de olho na postura. Deixe a cabeça sempre alinhada com a coluna e mantenha o abdômen contraído durante toda a caminhada. Os braços devem acompanhar o movimento, com os cotovelos flexionados a 90 graus. Use roupas leves e um tênis confortável, com sistema de amortecimento (prefira modelos indicados para caminhada). Evite caminhar sob sol forte. Use chapéu ou boné e não esqueça de passar filtro solar, mesmo como o tempo nublado.

Beba bastante água antes, durante e depois da caminhada. É recomendável tomar, em média, de 100 a 150 ml (meio copo) a cada 10 ou 15 minutos. Alongue os músculos antes de começar a caminhar e ande de 5 a 10 minutos em ritmo lento para aquecer. No final, alongue para esfriar o corpo. Se você está sem praticar exercício há muito tempo, procure um médico e faça uma avaliação física antes de começar o treino.

Organize o seu programa. Você não precisa fazer "power caminhada" diariamente. Mas, para obter resultados, é preciso caminhar em ritmo normal nos outros dias da semana por, pelo menos, 30 minutos.

 

Nenhum comentário: