sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Já tentei de tudo, mas ele não pára de chorar

Já tentei de tudo, mas ele não pára de chorar

Reconheça os sintomas de cada problema e acalme o bebê

Pode ser cansaço, fome, fralda molhada, sede, dor... Não há mãe que não se aflija ao ver seu pequeno aos prantos. Calma. Lembre-se de que essa é a única maneira que o recém-nascido tem para se comunicar. Ele pede, reclama ou avisa quase tudo da mesma forma: abrindo o berreiro.

É preciso conhecer bem o seu pequeno para adivinhar exatamente o que ele está sentindo. Dar atenção e carinho é sempre a primeira providência a ser tomada. Depois, vá por eliminação, testando se está tudo ok em cada uma das possibilidades.

Será que é... umidade?
Fralda molhada ou suja aborrece muito o bebê. Quando ouvir o primeiro "nhém", cheque se a causa não é essa.
Como acalmar o bebê: Basta fazer a higiene e trocar a fralda para que a agonia passe.

Será que é... fome?
No primeiro ano de vida, a maioria das crianças sente muita fome, por causa do crescimento acelerado. Os bebês que mamam no peito costumam se alimentar entre oito e doze vezes por dia. Aqueles que consomem leite de vaca e outros alimentos podem sentir fome menos freqüentemente.
Como acalmar o bebê: Mesmo que tenha se passado pouco tempo desde a última vez que você o alimentou, ele só vai parar de gritar quando estiver satisfeito. Para identificar se ele está chorando de fome, ofereça o peito ou a mamadeira.

Será que é... sede? Até os seis meses, a criança alimentada pelo leite materno não precisa beber água. Já as que se alimentam de leite de vaca, sucos e outras misturas devem ingerir água filtrada e fervida nos intervalos das refeições.
Como acalmar o bebê: Se seu filho não mamar no peito, ofereça água a ele. Se recusar é porque não precisa, por isso não insista.

Será que é... frio ou calor?
Roupinhas e cueiros apertados, quarto abafado e cobertores muito grossos podem fazer o bebê chorar pedindo socorro para o desconforto que o calor lhe causa. O frio, seja por estar mal-agasalhado num dia de inverno, seja por estar nu ou de banho na água fria, também fazem os pequenos sofrerem.
Como acalmar o bebê: Evite sair de casa com seu filho em dias de muito frio, vento e chuva. Se for realmente necessário, mantenha todo o seu corpo e cabeça bem protegidos. Não o vista com roupas muito justas ou de tecidos ásperos. Lembre-se de que ele está no mesmo lugar que você e não precisa ser agasalhado como se estivesse fazendo dez graus a menos no planeta dos bebês.

Será que é... cansaço?
O pequeno ainda está se acostumando com barulho, luz, mudanças e agitação a sua volta. Ele pode se sentir exausto com tanto estímulo e encontrar no choro uma forma de aliviar sua aflição.
Como acalmar o bebê: Manter disciplina com relação aos horários de dormir, tomar banho, se alimentar e receber visitas desde muito cedo ajudam a tornar a criança menos agitada. Manter o ambiente do quarto silencioso, com pouca luz, também é tranqüilizante.

Será que é... cólica?
Nos três primeiros meses, as cólicas podem ser freqüentes. Provocam dor no bebê e o fazem chorar desesperadamente. Essa agonia pode durar algumas horas, o que não é nenhum absurdo. Acalme-se.
Como acalmar o bebê: Massageie sua barriguinha com movimentos circulares por alguns minutos. Isso vai ajudar a eliminar os gases que causam dor.

Será que é... doença?
Febres, viroses, gripes, desarranjos intestinais e infecções de garganta e ouvido provocam dor e desconforto no bebê. Cheque a temperatura e se há presença de algum sinal de doença, como manchas na pele, nariz entupido, tosse, diarréia, machucados e pontos que pressionados causam mais dor. Em caso afirmativo para qualquer sintoma, procure logo o pediatra.
Como acalmar o bebê: Tenha sempre um analgésico e um antitérmico à mão, e ministre ao bebê a dose indicada até chegar ao pediatra. Em caso de febre alta, um banho morno para frio ajuda a baixar a temperatura.

Passo-a-passo para curar um choro
O pediatra Remaclo Fischer Junior ensina você como agir quando o bebê abrir o berreiro. Lembre-se: se não passar, não hesite em ligar para o pediatra.

1 Pegue o bebê no colo. Jamais o deixe chorar, esperando que se acalme sozinho.
2 Procure uma posição confortável para ele ficar no colo.
3 Identifique a causa do choro e tome as medidas necessárias.
4 Se estiver em um ambiente barulhento, leve-o a um lugar afastado e tranqüilo.
5 Se nenhuma medida surtir efeito, ligue para o seu pediatra ou passe no posto de saúde mais próximo. Jamais dê medicação sem recomendação médica.

Nenhum comentário: